pt

Fiódor Dostoievski

Fiodor Mikhailovitch Dostoievski — ocasionalmente grafado como Dostoievsky — foi um escritor, filósofo e jornalista russo, considerado um dos maiores romancistas da história e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos. É tido como o fundador do existencialismo, mais frequentemente por Notas do Subterrâneo, descrito por Walter Kaufmann como a "melhor proposta para existencialismo já escrita". A obra dostoievskiana explora a autodestruição, a humilhação e o assassinato, além de analisar estados patológicos que levam ao suicídio, à loucura e ao homicídio: seus escritos são chamados por isso de "romances de ideias", pela retratação filosófica e atemporal dessas situações. O modernismo literário e várias escolas da teologia e psicologia foram influenciados por suas ideias.
vida del autor: 11 Noviembre 1821 9 Febrero 1881

Citas

{Kim{ {Jonie}compartió una citahace 4 meses
Sou um homem doente... Sou mau. Não tenho atrativos. Acho que sofro do fígado.
{Kim{ {Jonie}compartió una citahace 2 meses
Não apenas não consegui tornar-me cruel, como também não consegui me tornar nada: nem mau, nem bom, nem canalha, nem homem honrado, nem herói, nem inseto.
{Kim{ {Jonie}compartió una citahace 2 meses
Pois vou lhes dizer quem vive: os tolos e os canalhas. Direi isso na cara de todos os anciãos, dos anciãos respeitáveis, perfumados e de cabelos brancos! Direi isso na cara de todo mundo! Tenho direito de dizer isso porque eu mesmo vou viver até os sessenta. Até os setenta! Até os oitenta! Esperem! Deixem-me tomar fôlego!
fb2epub
Arrastra y suelta tus archivos (no más de 5 por vez)